Como fazer pavimentação com piso Intertravado?

Execução do piso Intertravado.

Esta procurando como fazer pavimentação com piso intertravado? 
Disponíveis em vários formatos, cores e padrões, são ideais para pavimentação de ruas, calçadas e praças
Os Pisos de Concreto são perfeitos para a pavimentação de calçadas, ruas, pátios industriais, estacionamentos, garagens de condomínios, casas, praças e outros. Os pavimentos com piso de concreto intertravados são de fácil manuseio e de muito bom gosto. Estão disponíveis em vários formatos, cores e padrões, e permitem inúmeras soluções, facilitando e qualificando o trabalho de arquitetos, paisagistas e decoradores.
BLOCOS PARA PAVIMENTAÇÃO INTERTRAVADA DE CONCRETO
Pisos de Concreto para Pavimentação intertravada
Estas sugestões destinam-se a fazer voce ter uma ideia da obra, têm como objetivo servir de apoio às obras de pavimentação com blocos pré-moldados de concreto.
Não substituem e nem dispensam o projeto de pavimentação que deverá ter, no mínimo, o dimensionamento do pavimento para as condições dadas e as especificações de materiais e execução.

Como fazer um piso Intertravado? Confeccionar os blocos

Confeccionar os blocos para piso de concreto com a adição de 1 parte de Pó Xadrez para cada 5 partes de cimento durante a homogeneização da massa, confeccionar o piso nas formas e dar a cura antes de aplicá-lo.

Na hora da compra repare na  qualidade e faça o teste do som

Pegue duas pecas e bata uma contra a outra.
As peças compactas (resistentes) produzem sons mais estridentes(som metalico).
Já as peças fracas, porosas, produzem sons suaves (sons chocos). Veja no video…

Espessura das peças de concreto

: recomendações (PCA)
• 60 mm para tráfego leve
• 80 mm para tráfego de veículos comerciais e outros veículos pesados
• 100 mm ou 120 mm para situações de tráfego muito pesado
fonte: Blocobrasil

Niveis

Os confinamentos podem estar no nível da superfície do pavimento ou acima dele.
A condição ideal é que o confinamento seja de parede vertical no contato com os blocos intertravados. Deverão ser de concreto de boa qualidade e bem acabados.
Por essa razão, é desejável que sejam pré-moldados ou moldados no local, devendo ser normalmente fabricados com concreto de resistência característica à compressão simples (fcK), medida aos 28 dias de idade, igual ou superior a 25 MPa.
Colocação de confinamento externo (meio-fio)
Devem estar firmes, sem que corram o risco de desalinhamento, e com altura suficiente para que penetrem na camada de base.
Quando o confinamento interno estiver junto a um dispositivo de drenagem do pavimento, deverão ter paredes drenantes, ou seja, atravessadas por tubos de 12 mm de diâmetro a cada 25 cm, colocados ao nível da camada de areia de assentamento dos blocos, tomando-se o cuidado de protegê-los com uma manta para evitar a fuga da areia.

Como fazer um piso Intertravado?

Confinamentos

O pavimento intertravado deverá obrigatoriamente ter contenções laterais que evitem o deslizamento dos blocos, seja pelos procedimentos de compactação durante a construção seja pelo tráfego durante sua vida útil, mantendo a continuidade da camada de blocos de concreto evitando a separação entre eles e a perda do intertravamento.
O confinamento é, portanto, parte fundamental do pavimento intertravado.
Há dois tipos de confinamento:
o externo, que rodeia o pavimento em seu perímetro (normalmente sarjetas e meios-fios) e o interno, que rodeia as estruturas que se encontram dentro dele (bocasde- lobo, canaletas, jardins etc).
Devem ser construídos antes do lançamento da camada de areia de assentamento dos blocos de concreto, de maneira a colocar a areia e os blocos dentro de uma “caixa”, cujo fundo é a superfície compactada da base e as paredes são as estruturas de confinamento.

Encontro do pavimento intertravado

No encontro do pavimento intertravado com outro tipo de pavimento ou com uma via sem pavimentação, deverá ser construída uma viga de confinamento, de concreto, com largura mínima de 15 cm e altura suficiente para penetrar, no mínimo, 20 cm abaixo da camada de areia de assentamento dos blocos.
No caso de construção do pavimento por faixas, devem-se construir confinamentos longitudinais que podem ser definitivos ou provisórios.
Os definitivos terão as mesmas características das vigas de concreto construídas nos encontros com outros tipos de pavimentos; os provisórios poderão ser constituídos por um caibro de madeira rígido ou perfil de aço, que vai sendo retiradoà medida que a colocação dos blocos avança.

Video: Pavimento Intertravado – Execução


 fonte: abcp.org.br /sbrt 
Escrito por FazFácil

0 comentários:

Dicas de Decoração