Piso intertravado


Veja como fazer pisos de áreas externas com bloquetes, um tipo de paralelepípedo de concreto. Conhecido também como pavimento drenante, ele deixa a chuva escoar para o solo


Reportagem: Heloisa Medeiros


Você pode fazer o pavimento de diversas formas (paginação): junta corrida, em dama ou junta amarrada. Se no local passar automóveis, caminhões ou carretas assente os blocos em espinha de peixe a 90º ou 45º em relação ao sentido do tráfego.
PASSO - A - PASSO
Fotos Marcelo Scandaroli Fotos Marcelo Scandaroli
1) Nivelamento e compactação do subleito
Confira o local para determinar direções da água, pontos de drenagem e avaliar as condições de cheias. Isso evita o acúmulo da água, que pode provocar erosão no subleito e na sub-base. O caimento pode ser de 1%, o suficiente para que as águas pluviais possam correr para a sarjeta ou para grelhas. Espalhe a camada de brita graduada simples ou bica corrida compactada sobre subleito também compactado.
2) Instalação das contenções laterais e compactação da base
É hora de executar as sarjetas ou guias. Essa contenção lateral serve para evitar o deslocamento das peças, durante a vida útil do pavimento. Os arremates junto às guias, sarjetas, caixas de passagem, árvores, deverão ser executados cuidadosamente, para que os pavers não se soltem, já que são rejuntados e compactados com areia e não com argamassa.

Fotos Marcelo Scandaroli Fotos Marcelo Scandaroli
3) Espalhamento da areia de assentamento
Faça uma camada de areia média ou grossa com 3 cm a 5 cm de espessura. Use guia de nivelamento e régua metálica para uniformizar a camada de areia. Sobre ela, serão assentados os blocos de concreto.
4) Alinhamento, cortes e ajustes
Assente os blocos de concreto com cuidado para não danificar a camada de areia. Coloque primeiro as peças inteiras e depois as que precisam ser cortadas.

Fotos Marcelo Scandaroli Fotos Marcelo Scandaroli
5) Rejuntamento, revisão, ajustes
Espalhe a areia fina por cima dos blocos. A largura das juntas entre as peças de concreto deve ter de 1 mm a 3 mm. Os valores mais comuns adotados são 2,5 mm e 3 mm. Depois de espalhada a areia fina faça a compactação inicial com placa vibratória.
6) Vassouramento e liberação ao tráfego
Use a vassoura para fazer com que a areia entre mais ainda nas juntas entre os blocos. Faça a compactação final. É importante ressaltar que qualquer tipo de pavimentação flexível ou semiflexível, como é o caso dos pavers, deve ter a base adequadamente compactada. Do contrário poderá sofrer deformação (recalque).
Apoio técnico: Bloco Brasil (Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto); engenheiro Mário Sérgio Guimarães (Glasser); ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland)


BLOCOS PARA PAVIMENTAÇÃO INTERTRAVADA DE CONCRETO
Pisos de Concreto para Pavimentação

    
Disponíveis em vários formatos, cores e padrões, são ideais para pavimentação de ruas, calçadas e praças, Os Pisos de Concreto são perfeitos para a pavimentação de calçadas, ruas, pátios industriais, estacionamentos, garagens de condomínios, casas, praças e outros. Os pavimentos com piso de concreto intertravados são de fácil manuseio e de muito bom gosto. Estão disponíveis em vários formatos, cores e padrões, e permitem inúmeras soluções, facilitando e qualificando o trabalho de arquitetos, paisagistas e decoradores.
 

0 comentários:

Dicas de Decoração